terça-feira, 4 de março de 2014

Atividade com letra de música (gabarito)


Só Você  -  (Fábio Júnior)
                                                                                            Compositor: Vinicius Cantuária

Demorei muito pra te encontrar
Agora eu quero só você
Teu jeito todo especial de ser
Eu fico louco com você
Te abraço e sinto coisas
Que eu não sei dizer
Só sinto com você
Meu pensamento voa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
Tava cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei…
Agora eu quero ir fundo
Lá na emoção
Mexer teu coração
Salta comigo alto
todo mundo vê
Que eu quero só você
Eu quero só você [2x]
Te abraço e sinto coisas
Que eu não sei dizer
Só sinto com você
Meu pensamento voa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
Tava cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei…
Agora eu quero ir fundo
Lá na emoção
Mexer teu coração
Salta comigo alto
E todo mundo vê
Que eu quero só você
Eu quero só você [2x]

1. Releia com atenção a letra da canção “Só você” para entender bem o que ela diz. Em seguida, responda às questões.
a) De que assunto trata a canção?

b) A qual público se dirige essa canção: crianças, jovens, adultos? Justifique sua resposta.

c) Por quais situações passou a pessoa que ama antes do encontro? Cite versos.

d) Que verso, na canção, equivale a uma declaração de amor? Sublinhe-o na letra da canção.

e) Qual recurso a canção usa para tornar essa declaração bem evidente?

f) Ao ouvir e ler a canção, você notou que existem versos ou conjunto de versos que se repetem? Que resultado o compositor pretende alcançar com essa repetição?

2- Releia os versos da canção “Só você”:
“Demorei muito pra te encontrar [...] Eu fico louco com você”.
“Te abraço e sinto coisas que eu não sei dizer / Só sinto com você”.
“Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei”.
“E tantas vezes que eu só fiquei / Chorei, chorei”.

a) Quem fala na letra da canção: um homem ou uma mulher? Como você chegou a essa conclusão?

b) O que você acha que levou Vinicius Cantuária a compor essa canção nos anos 1980? Se possível, faça uma pesquisa para descobrir.

c) Em sua opinião, um compositor poderia compor uma canção fingindo ser uma mulher ou uma criança? Justifique sua resposta.

3. Analisando palavras e expressões da letra da canção:
a) O verso “Demorei muito pra te encontrar” pode ser facilmente compreendido. Ele indica para o ouvinte da canção que havia tempo o eu lírico procurava alguém. Como você interpreta o verso “Quantas vezes eu dancei”?

b) Nesse verso, que sentido tem o verbo “dançar”?

c) Cite dois outros versos da canção em que haja palavras em sentido figurado. Em seguida, explique o que elas querem dizer.

4. Compreendendo a composição da letra da canção. Em dupla, preencham o quadro a seguir com as informações do texto que vocês acabaram de ler.
a)  Autor do texto e da melodia.

b)  Papel social do produtor ao escrever o texto.

c)  Interlocutor (para quem o texto foi escrito).

d)  Intérprete da canção.

e)  Estilo musical.

 GABARITO
1-
a- Da satisfação de quem ama por ter encontrado a pessoa amada.
b- Ao público jovem e adulto apaixonado por alguém e/ou apreciador de músicas românticas.
c- “Demorei muito pra te encontrar”; “Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei / E tantas vezes que eu só fiquei / Chorei, chorei”.
d- “Eu quero só você”.
e- Repetição. A oração “Eu quero só você” aparece várias vezes na letra (e mais ainda durante a interpretação).
f- A repetição procura salientar tanto o tema da canção quanto a melodia a ser gravada por quem a ouve. Trata-se de um recurso de memorização da canção.
2-
a- Um homem. O pronome pessoal “eu” (em primeira pessoa) refere-se a um homem apaixonado. Alguns adjetivos mostram que se trata de um eu lírico masculino (“fico louco”, “tava cansado”).
b- Resposta pessoal. Os alunos podem levantar a hipótese de que a música foi composta porque o compositor estava apaixonado. Nesse caso, é importante discutir com os alunos as diferenças existentes entre o compositor e o eu lírico da canção.
c- Espera-se que os alunos respondam positivamente. Nesse caso, é importante que eles levantem hipóteses sobre as diferenças entre o produtor do texto (compositor, cancionista) e o eu lírico da canção. Caso a resposta seja negativa, é essencial perceber quais os argumentos levantados pelo aluno.
3-
a- O verso informa que o eu lírico várias vezes não foi bem-sucedido; ou seja, se deu mal, não se saiu bem.
b- Tem o sentido de sair-se mal, de não alcançar o que se espera. Nesse caso, dançar é uma gíria.
c- “Meu pensamento voa”; “Agora eu quero ir fundo lá na emoção”; “Mexer teu coração”; “Salta comigo alto e todo mundo vê”.
4-
a- Vinicius Cantuária
b- Manifestar por meio da canção – uma expressão artística – sua visão de mundo por intermédio de um eu lírico que fala sobre amor, sentimentos, ideias e intuições em relação à pessoa amada.
c- Público jovem e adulto apaixonado por alguém e/ou apreciador de músicas românticas.
d- Fábio Júnior.
e- Música romântica


Um comentário: