Só Você - (Fábio Júnior)
Compositor: Vinicius Cantuária
Demorei muito pra te encontrar
Agora eu quero só você
Teu jeito todo especial de ser
Eu fico louco com você
Agora eu quero só você
Teu jeito todo especial de ser
Eu fico louco com você
Te abraço e sinto coisas
Que eu não sei dizer
Só sinto com você
Que eu não sei dizer
Só sinto com você
Meu pensamento voa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
Tava cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei…
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei…
Agora eu quero ir fundo
Lá na emoção
Mexer teu coração
Lá na emoção
Mexer teu coração
Salta comigo alto
E todo mundo vê
Que eu quero só você
E todo mundo vê
Que eu quero só você
Eu quero só você [2x]
Te abraço e sinto coisas
Que eu não sei dizer
Só sinto com você
Que eu não sei dizer
Só sinto com você
Meu pensamento voa
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
De encontro ao teu
Será que é sonho meu?
Tava cansado de me preocupar
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei…
Quantas vezes eu dancei
E tantas vezes que eu só fiquei
Chorei, chorei…
Agora eu quero ir fundo
Lá na emoção
Mexer teu coração
Lá na emoção
Mexer teu coração
Salta comigo alto
E todo mundo vê
Que eu quero só você
E todo mundo vê
Que eu quero só você
Eu quero só você [2x]
1. Releia com atenção a letra da
canção “Só você” para entender bem o que ela diz. Em seguida, responda às
questões.
a) De que assunto trata a canção?
b) A qual público se dirige essa
canção: crianças, jovens, adultos? Justifique sua resposta.
c) Por quais situações passou a pessoa
que ama antes do encontro? Cite versos.
d) Que verso, na canção, equivale a
uma declaração de amor? Sublinhe-o na letra da canção.
e) Qual recurso a canção usa para
tornar essa declaração bem evidente?
f) Ao ouvir e ler a canção, você
notou que existem versos ou conjunto de versos que se repetem? Que resultado o
compositor pretende alcançar com essa repetição?
2- Releia os versos da canção “Só
você”:
“Demorei muito pra te encontrar [...]
Eu fico louco com você”.
“Te abraço e sinto coisas que eu não
sei dizer / Só sinto com você”.
“Tava cansado de me preocupar /
Quantas vezes eu dancei”.
“E tantas vezes que eu só fiquei /
Chorei, chorei”.
a) Quem
fala na letra da canção: um homem ou uma mulher? Como você chegou a essa
conclusão?
b) O
que você acha que levou Vinicius Cantuária a compor essa canção nos anos 1980?
Se possível, faça uma pesquisa para descobrir.
c) Em
sua opinião, um compositor poderia compor uma canção fingindo ser uma mulher ou
uma criança? Justifique sua resposta.
3. Analisando palavras e expressões da
letra da canção:
a) O verso “Demorei muito pra te
encontrar” pode ser facilmente compreendido. Ele indica para o ouvinte da
canção que havia tempo o eu lírico procurava alguém. Como você interpreta o
verso “Quantas vezes eu dancei”?
b) Nesse verso, que sentido tem o
verbo “dançar”?
c) Cite dois outros versos da
canção em que haja palavras em sentido figurado. Em seguida, explique o que
elas querem dizer.
4. Compreendendo a composição da letra
da canção. Em dupla, preencham o quadro a seguir com as informações do
texto que vocês acabaram de ler.
a) Autor
do texto e da melodia.
b) Papel
social do produtor ao escrever o texto.
c) Interlocutor
(para quem o texto foi escrito).
d) Intérprete
da canção.
e) Estilo
musical.
GABARITO
1-
a- Da satisfação de quem ama por ter
encontrado a pessoa amada.
b- Ao público jovem e adulto
apaixonado por alguém e/ou apreciador de músicas românticas.
c- “Demorei muito pra te
encontrar”; “Tava cansado de me preocupar / Quantas vezes eu dancei / E tantas
vezes que eu só fiquei / Chorei, chorei”.
d- “Eu quero só você”.
e- Repetição. A oração “Eu quero
só você” aparece várias vezes na letra (e mais ainda durante a interpretação).
f- A repetição procura salientar
tanto o tema da canção quanto a melodia a ser gravada por quem a ouve. Trata-se
de um recurso de memorização da canção.
2-
a- Um homem. O pronome pessoal
“eu” (em primeira pessoa) refere-se a um homem apaixonado. Alguns adjetivos
mostram que se trata de um eu lírico masculino (“fico louco”, “tava cansado”).
b- Resposta pessoal. Os alunos podem
levantar a hipótese de que a música foi composta porque o compositor estava
apaixonado. Nesse caso, é importante discutir com os alunos as diferenças
existentes entre o compositor e o eu lírico da canção.
c- Espera-se que os alunos
respondam positivamente. Nesse caso, é importante que eles levantem hipóteses
sobre as diferenças entre o produtor do texto (compositor, cancionista) e o eu
lírico da canção. Caso a resposta seja negativa, é essencial perceber quais os
argumentos levantados pelo aluno.
3-
a- O verso informa que o eu
lírico várias vezes não foi bem-sucedido; ou seja, se deu mal, não se saiu bem.
b- Tem o sentido de sair-se mal, de
não alcançar o que se espera. Nesse caso, dançar é uma gíria.
c- “Meu pensamento voa”; “Agora eu
quero ir fundo lá na emoção”; “Mexer teu coração”; “Salta comigo alto e todo
mundo vê”.
4-
a- Vinicius Cantuária
b- Manifestar por meio da canção – uma
expressão artística – sua visão de mundo por intermédio de um eu lírico que
fala sobre amor, sentimentos, ideias e intuições em relação à pessoa amada.
c- Público jovem e adulto
apaixonado por alguém e/ou apreciador de músicas românticas.
d- Fábio Júnior.
e- Música romântica
Eu quero as resposta cadê?
ResponderExcluirMuito bom!
ResponderExcluirmuito obrigado SILVINHA AMA EDUCAR
ResponderExcluir