O QUE É
DISSERTAÇÃO?
Dissertação é um texto que
se caracteriza pela exposição, defesa de uma ideia que será analisada e
discutida a partir de um ponto de vista. Para tal defesa o autor do texto
dissertativo trabalha com argumentos, com fatos, com dados, os quais utilizam
para reforçar ou justificar o desenvolvimento de suas ideias.
Organiza-se, geralmente,
em três partes:
INTRODUÇÃO
É o início do texto, contendo o tema a ser
desenvolvido, exposto com muita clareza. Envolve o problema a ser analisado.
Geralmente pode ser exposto em apenas um parágrafo.
Uma introdução não deve ser muito longa para não
desmotivar ou ficar cansativa para o leitor. Se a redação tiver trinta linhas,
aconselha-se a que o escritor use de quatro a seis para a parte introdutória.
DEVE-SE EVITAR EM UMA INTRODUÇÃO
- Iniciar uma ideia geral que não transpassa por todo o texto (o uso de ideias totalmente diferentes);
- Usar chavões;
- Iniciar a introdução com as mesmas palavras do título;
- Frequente fazer desvios do assunto principal;
- Escrever período longo;
- Escrever de forma pessoal, ou seja, usar a 1ª pessoa.
- Iniciar uma ideia geral que não transpassa por todo o texto (o uso de ideias totalmente diferentes);
- Usar chavões;
- Iniciar a introdução com as mesmas palavras do título;
- Frequente fazer desvios do assunto principal;
- Escrever período longo;
- Escrever de forma pessoal, ou seja, usar a 1ª pessoa.
DESENVOLVIMENTO
É o corpo do
texto, onde se organiza o pensamento. Compõem os argumentos que no caso é o
posicionamento adotado. Os argumentos podem se classificar em: argumento de
autoridade, argumento por ilustração, argumento do pensamento lógico,
argumentação de prova concreta e argumentação de competência linguística.
Argumento por
autoridade é a citação de frase ou pensamento de autor do tema em questão. Pode
ser uma “faca de dois gumes”, de forma positiva fazendo uma intertextualidade
ou negativa se for inadequado ao tema proposto. Argumento por ilustração é o
uso de exemplos relativos à realidade. Argumento do pensamento lógico é uma ideia
que parte do geral para o particular ou ao contrário do particular para o
geral. Argumento de prova concreta é uma prova concreta seja de lei, dados
estatísticos, fatos do conhecimento geral, como o reforço da ideia defendida.
Argumento da competência linguística é o uso da incorreção gramatical que gera
problemas na coerência do texto.
Em uma redação de
trinta linhas, a redação deverá destinar de catorze (14) a dezoito (18) linhas
para o corpo ou desenvolvimento da mesma.
DEVE-SE EVITAR EM UM DESENVOLVIMENTO
- Repetições;
- Escrever pormenorizando;
- Exemplos extremamente excessivos;
- Usar de exemplos fracos e fora do contexto.
- Repetições;
- Escrever pormenorizando;
- Exemplos extremamente excessivos;
- Usar de exemplos fracos e fora do contexto.
CONCLUSÃO
É a síntese do problema tratado no decorrer do
texto, fechamento da redação. Se a redação está planejada para trinta linhas, a
parte da conclusão deve ter quatro a seis linhas.
Na conclusão, as ideias tratadas no texto propõem
uma solução. O ponto de vista do escritor, apesar de ter aparecido nas outras
partes, adquire maior destaque na conclusão.
DEVE-SE EVITAR EM UMA CONCLUSÃO
- O principal defeito não conseguir finalizar;
- Evitar as expressões “em resumo”, “concluindo”, “terminando”.
- O principal defeito não conseguir finalizar;
- Evitar as expressões “em resumo”, “concluindo”, “terminando”.
Retirado da Net.
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