"As crianças não devem aprender pela força e severidade, cabe ao professor encaminhá-los para que se divirtam com suas mentes, para que o mestre seja capaz de descobrir com precisão a tendência peculiar do gênio que existe dentro de cada um." (Platão, frase para professor do ensino fundamental)
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Tema: RITOS e RITUAIS das TRADIÇÕES RELIGIOSAS
SENSIBILIZAÇÃO
- Levar os alunos a uma sala diferente da habitual, para ouvirem uma música e, a partir dela, representar com gestos e palavras, os sentimentos despertados pela mesma O professor vai anotando no quadro as palavras escolhidas.
OBSERVAÇÃO- REFLEXÃO - INFORMAÇÃO
Inicia-se uma conversação com os alunos:
- Vocês observaram como estamos hoje?
- Foi diferente dos outros dias?
- Qual a diferença?
- O que você faz desde o momento em que acorda?
- Quais são seus hábitos diários em casa, na escola e em outros locais?
- Conceituar com alunos sobre o que é Rito e Rituais, partindo das atividades desenvolvidas na Sensibilização e Reflexão;
Leitura do Texto “Os Ritos, de Borres Guilouski e Diná Raquel D. da Costa”
Ritos são gestos simbólicos, repetidos sempre pelas pessoas. Existem os ritos sociais e culturais, como os diversos modos de cumprimento, a celebração do aniversário, casamento civil, etc.
Os ritos cívicos estão ligados ao culto da pátria. Exemplo: hasteamento da Bandeira Nacional, posição especial para cantar o Hino Nacional, etc.
Os ritos religiosos são gestos usados pelos adeptos de uma determinada religião em suas cerimônias e espiritualidades. O sinal da cruz, por exemplo, é um rito presente em alguns grupos cristãos. Existem muitos outros gestos simbólicos que aparecem nas danças, nos atos de oferenda que são usados para expressar e celebrar a fé no Transcendente.
Um conjunto de ritos usados numa cerimônia é chamado de ritual. Cada Tradição Religiosa possui rituais para realizar suas cerimônias em diferentes ocasiões.
Existem os rituais litúrgicos, como a missa, o culto, as reuniões de oração; os rituais de passagem, que tem a finalidade de celebrar e marcar a mudança de uma fase da vida para outra como, por exemplo, o batismo, a cerimônia de oferendas aos Orixás no Candomblé, o casamento, a comemoração do nascimento de bebês entre os indígenas, o Bar Mitzavah ou Bat Mitzavah dos judeus, que é uma cerimônia na qual os adolescentes são recebidos pela comunidade como membros responsáveis pela observância da lei. O Bar Mitzavah (filho da obrigação) é o ritual no qual o menino, ao completar treze anos, se coloca diante da comunidade reunida na sinagoga e lê um Texto da Tora. O Bat Mitzavah (filha da obrigação) é a mesma cerimônia para as meninas, é realizada em casa ou na escola, quando a menina completa doze anos.
De acordo com cada tradição religiosa, os rituais são realizados, usando certos elementos da natureza como símbolos, tais como: a água, a luz, o fogo, as plantas, as frutas entre outros.
A prece, a dança, o canto, a música, o vestuário, as imagens, o incenso e a recitação de fórmulas e palavras sagradas também fazem parte dos rituais em muitas tradições religiosas.
Atividades.
- Diálogo com os alunos esclarecendo a diversidade de Ritos nas Tradições Religiosas;
- Dividir a turma em grupos;
- Cada grupo irá representar um Rito Religioso, através de desenhos e cartazes na sala de aula, da sua Tradição Religiosa ou de outra que conheça.
COMPROMISSO COM A VIDA
- Respeito aos Ritos e Rituais das diferentes Tradições Religiosas.
Retirado do blog: Pertinho de Deus
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluiramei ajudou muito.. mais acho q não é o texto todo
ResponderExcluirEu amei a elaboração da aula, parabéns!
ResponderExcluirParabéns ! Ajudou-me muito ! Obrigado !
ResponderExcluirJerry Antonio Becchi
ResponderExcluirAtividade bem interessante.
ResponderExcluiradorei
ResponderExcluirAmei.
ResponderExcluir