A importância da caligrafia
O Brasil nunca perdeu a tradição de desenvolver atividades de psicomotricidade nas crianças de pré-escola. Mas nos últimos 30 anos perdemos a tradição de desenvolver competências de grafismo, especialmente de caligrafia, nas crianças de pré-escola e do ensino fundamental.
O ensino da caligrafia é prática usual em todos os países do mundo - alguns deles durante vários anos letivos. No Brasil, também é prática usual em todas as escolas particulares.
O ensino da caligrafia é importante por três razões principais:
- Primeiro: a função da escrita é comunicar. Para comunicar, é preciso que a letra seja inteligível e legível. Para ser inteligível, deve obedecer a um determinado padrão (não existe o meu "A" ou o meu "q"). Para ser legível, deve obedecer a traçado determinado.
- Segundo: a caligrafia tem por objetivo ensinar a forma correta e mais eficiente de escrever, e essa forma é a letra cursiva. Escrever com fluência é tão importante quanto ler com fluência - por isso a escola não pode deixar de desenvolver essa competência.
- Terceiro: há inúmeras evidências que indicam relação positiva entre o domínio da caligrafia e (1) qualidade da ortografia e (2) qualidade da redação. Ou seja, alunos com capacidade de escrever com fluência produzem textos melhores e mais corretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário