terça-feira, 25 de outubro de 2011

Tema: RITOS e RITUAIS das TRADIÇÕES RELIGIOSAS


SENSIBILIZAÇÃO

- Levar os alunos a uma sala diferente da habitual, para ouvirem uma música e, a partir dela, representar com gestos e palavras, os sentimentos despertados pela mesma O professor vai anotando no quadro as palavras escolhidas.

OBSERVAÇÃO- REFLEXÃO - INFORMAÇÃO

Inicia-se uma conversação com os alunos:

- Vocês observaram como estamos hoje?

- Foi diferente dos outros dias?

- Qual a diferença?

- O que você faz desde o momento em que acorda?

- Quais são seus hábitos diários em casa, na escola e em outros locais?

- Conceituar com alunos sobre o que é Rito e Rituais, partindo das atividades desenvolvidas na Sensibilização e Reflexão;

Leitura do Texto “Os Ritos, de Borres Guilouski e Diná Raquel D. da Costa”
Ritos são gestos simbólicos, repetidos sempre pelas pessoas. Existem os ritos sociais e culturais, como os diversos modos de cumprimento, a celebração do aniversário, casamento civil, etc.

Os ritos cívicos estão ligados ao culto da pátria. Exemplo: hasteamento da Bandeira Nacional, posição especial para cantar o Hino Nacional, etc.

Os ritos religiosos são gestos usados pelos adeptos de uma determinada religião em suas cerimônias e espiritualidades. O sinal da cruz, por exemplo, é um rito presente em alguns grupos cristãos. Existem muitos outros gestos simbólicos que aparecem nas danças, nos atos de oferenda que são usados para expressar e celebrar a fé no Transcendente.

Um conjunto de ritos usados numa cerimônia é chamado de ritual. Cada Tradição Religiosa possui rituais para realizar suas cerimônias em diferentes ocasiões.

Existem os rituais litúrgicos, como a missa, o culto, as reuniões de oração; os rituais de passagem, que tem a finalidade de celebrar e marcar a mudança de uma fase da vida para outra como, por exemplo, o batismo, a cerimônia de oferendas aos Orixás no Candomblé, o casamento, a comemoração do nascimento de bebês entre os indígenas, o Bar Mitzavah ou Bat Mitzavah dos judeus, que é uma cerimônia na qual os adolescentes são recebidos pela comunidade como membros responsáveis pela observância da lei. O Bar Mitzavah (filho da obrigação) é o ritual no qual o menino, ao completar treze anos, se coloca diante da comunidade reunida na sinagoga e lê um Texto da Tora. O Bat Mitzavah (filha da obrigação) é a mesma cerimônia para as meninas, é realizada em casa ou na escola, quando a menina completa doze anos.

De acordo com cada tradição religiosa, os rituais são realizados, usando certos elementos da natureza como símbolos, tais como: a água, a luz, o fogo, as plantas, as frutas entre outros.

A prece, a dança, o canto, a música, o vestuário, as imagens, o incenso e a recitação de fórmulas e palavras sagradas também fazem parte dos rituais em muitas tradições religiosas.

Atividades.

- Diálogo com os alunos esclarecendo a diversidade de Ritos nas Tradições Religiosas;

- Dividir a turma em grupos;

- Cada grupo irá representar um Rito Religioso, através de desenhos e cartazes na sala de aula, da sua Tradição Religiosa ou de outra que conheça.

COMPROMISSO COM A VIDA

- Respeito aos Ritos e Rituais das diferentes Tradições Religiosas.

Retirado do blog: Pertinho de Deus

Baraka Trailer

Atividades de Educação Religiosa

ALTERIDADE

A alteridade compreende o reconhecimento da existência do diferente, do outro. Pretendendo, neste item, não apenas reconhecer esta existência múltipla, mas tratá-la com respeito e cuidado. Neste conteúdo a ética é amplamente estudada.
Ethos é palavra de origem grega que significa caráter e é a  parte da filosofia que trata do comportamento humano.  São os costumes e maneiras de viver e conviver das pessoas, diz mais respeito à vida interior, ou seja, à subjetividade.
No próprio agir humano livre, ético, há um apelo radical e constitutivo à transcendência/imanência. A ética religiosa tem sempre o Transcendente/Imanente no horizonte, portanto, não se fecha em si mesma, abre-se para o mistério e converge para a religião, ditando aí um conjunto de princípios, padrões de conduta, prescrições, mandamentos e máximas que os fiéis ou adeptos devem assimilar e cumprir.
Alguns desses preceitos se repetem em quase todas as tradições religiosas do mundo, como por exemplo, não matar, não roubar, não praticar imoralidades, socorrer os necessitados, amparar os aflitos, amar o semelhante, promover a paz, entre outros.

A ESCOLA DOS BICHOS
  
Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Para isso reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas.
O Pássaro insistiu para que houvesse aulas de
vôo. O Esquilo achou que a subida perpendicular em árvores era fundamental. E o Coelho queria de qualquer jeito que a corrida fosse incluída.
E assim foi feito, incluíram tudo, mas...
cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todos os cursos oferecidos.
O Coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar.
Colocaram-no numa árvore e disseram: "Voa,
Coelho". Ele saltou lá de cima e "pluft"...
coitadinho! Quebrou as pernas. O Coelho não
aprendeu a voar e acabou sem poder correr também.
O Pássaro voava como nenhum outro, mas o
obrigaram a cavar buracos como uma topeira.
Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, e nem mais cavar buracos.
SABE DE UMA COISA?
Todos nós somos diferentes uns dos outros e cada um tem uma ou mais qualidades próprias dadas por DEUS.
Não podemos exigir ou forçar para que as
outras pessoas sejam parecidas conosco ou tenham nossas qualidades.
Se assim agirmos, acabaremos fazendo com que elas sofram, e no final, elas poderão não ser o que queríamos que fossem e ainda pior, elas poderão não mais fazer o que faziam bem feito.
RESPEITAR AS DIFERENÇAS É AMAR AS PESSOAS COMO ELAS SÃO.